Sobre Pitões das Júnias

Pitões das Júnias é uma aldeia situada a cerca de 1200 metros de altitude, no norte de Portugal, dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, na região de Barroso, Trás-os-Montes. Faz parte do Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. A sua origem confunde-se com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, entre os séculos IX e XI.

A localização no extremo norte de Portugal, o clima inóspito do inverno e a consequente imigração, contribuíram para que a aldeia conservasse a sua pequena população e o característico aspecto medieval. As construções em pedra e a beleza natural do lugar, deram lugar no início nos anos 90, a investimentos na região na área do turismo ecológico.

Sendo uma aldeia de agricultores e pastores, tem nestas actividades a sua principal fonte de benefícios.

À semelhança de muitas aldeias, Pitões da Júnias tem vindo a assistir ao decrescer do seu número de habitantes, o que acabou por se reflectir num crescente isolamento da população.

Os habitantes sentem necessidade de criar razões no sentido de motivar as pessoas ao convívio, que está também a desaparecer, existindo por isso o desejo de terem actividades na aldeia que promovam o contacto entre a população. Por outro lado, há um enorme desejo de poderem aderir ou envolver-se em actividades culturais.

Advertisements